JORNAL DE NEGÓCIOS - SEBRAE


Capacitação é o segredo para preparar o terreno da expansão.

Ao assumir a fábrica de banheiras AQUALAX, fundada pelo sogro em Piracicaba, Gislaine Gusson sentiu necessidade de se preparar para a empreitada e buscou os cursos do Sebrae-SP para saber mais sobre gestão de pessoas, finanças empresariais e vendas.

Gestão aprimorada gera crescimento.

Com o apoio do Sebrae-SP, casal de empresários de Piracicaba amplia linha de produtos de fábrica de banheiras e foca na qualidade do atendimento.

Referência em piracicaba em matéria de banheiras de hidromassagem, spas e ofurôs, a Aqualax tem um campo de atuação mais amplo, Pois atende clientes também em Minas Gerais e em Santa Catarina. fundada pelo empresário Aldo Gusson, há três anos a empresa é comandada por seu filho e a nora, Marcelo e Gislaine Gusson. nesse período, o casal ampliou a linha de produtos e aprimorou a gestão. para isso, foi decisivo o apoio do Sebrae-SP, como conta Gislaine nesta entrevista ao jornal de negócios.

*Como nasceu a AQUALAX?
Meu sogro é o fundador. Ele atuou na área comercial como representante e gerente de vendas de uma empresa do ramo durante mais de
20 anos. Como tinha um bom relacionamento com os clientes, surgiu a ideia de montar um fábrica. Hoje, a Aqualax tem três anos e somos
fabricantes de banheiras de hidromassagem, spas e ofurôs.

Como se organizaram para empreender?

Não nos preparamos e nos deparamos com muitas dificuldades no início. Tínhamos a experiência de vendas, mas nenhuma de produção. Faltava planejamento.

Montamos uma equipe com alguns funcionários de produção e de administrativo que já tinham atuado nessa área e, com o passar o tempo, fomos adquirindo conhecimento.

*Como os cursos do Sebrae-SP ajudaram a sua empresa?
O primeiro que fiz foi o de empreendedorismo, no começo do negócio.
Também fiz os de gestão de pessoas, financeira e vendas. Os consultores nos dão uma visão muito interessante, mas é preciso ter disciplina para colocar em prática.

*Quais são os desafios dessa área?
Oferecer qualidade e bom atendimento.
Se conseguir isso, o cliente sairá satisfeito.
Nossa maior recompensa é ouvi- los dizer que gostou do nosso produto e que indicará para outras pessoa.

Palavra da especialista.

“Os empresários Marcelo e Gislaine são totalmente comprometidos e envolvidos com a melhoria da gestão. Estão sempre em busca da otimização dos processos, cuidados com as finanças e valorização dos colaboradores. Já participaram e continuam participando de
diversos cursos, consultorias e palestras do Sebrae-SP e são muito dedicados em entender como aplicar a teoria. Além de tudo, participam ativamente de eventos de seu segmento, buscando inovações e visualização no mercado. Prova de parte desse comprometimento e busca de excelência, é a certificação Inmetro de seus produtos. Mesmo em meio à atual conjuntura da economia, eles enxergam oportunidades de aprendizado e crescimento estruturado.”

Cecília Previato, consultora do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba